Quem somos


Fundador do movimento

Aníbal Bastos

Impulsionadores do movimento em atividade

Aníbal Bastos
Bruno Soares
Vítor Gomes
Mário Pereira

Antigos impulsionadores do movimento

Gonçalo Borges
Igor Pinho
Ricardo Ferreira


Razões que nos levaram a criar esta página

Aníbal Bastos e Bruno Soares, dois velhos amigos, após uma visita às oficinas de Sernada do Vouga e ao Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga, decidiram fazer algo em prol da via estreita, sem qualquer contrapartida financeira, tendo com principal objetivo mostrar às empresas que gerem a ferrovia portuguesa e à sociedade em geral, que a via estreita (bitola métrica), nomeadamente a Linha do Vouga, deve ser preservada por forma a manterem-se vivas as grandes memórias do passado, podendo servir com qualidade as gerações atuais e as futuras.

Resumidamente, pretendemos alertar a sociedade para as potencialidades de uma via, que no nosso entender, merece ser respeitada e preservada. Não queremos, de modo algum, prejudicar ou influenciar o trabalho das empresas competentes que têm vindo a gerir a Linha do Vouga. Caso isso aconteça, apelamos a essas entidades que nos contactem de imediato. De igual modo, apelamos aos autores de textos ou imagens de outras fontes que nos contactem caso não aceitem a nossa publicação/divulgação de material que eventualmente possa ser de sua autoria.

Nota: Não temos qualquer ligação político-partidária.

Impulsionadores

Aníbal Bastos, 33 anos, Oliveira de Azeméis


"Nasceu em Arouca mas foi em Oliveira de Azeméis que Aníbal encontrou a sua paixão pelos comboios, mas sobretudo pelo Vouguinha, dada a proximidade da linha do Vouga à sua habitação. Decidiu fundar este movimento em 2011, numa altura em que estava previsto o encerramento definitivo desta linha centenária."

Bruno Soares, 32 anos, Oliveira de Azeméis


"Natural da freguesia de Ul, em Oliveira de Azeméis, Bruno é um apaixonado pelo Vouguinha desde a sua infância. Decidiu juntar-se a este movimento nos seus primórdios, fazendo "equipa" com o Aníbal, de quem é amigo de longa data." 

Vítor Gomes, 34 anos, São João da Madeira


"Natural de São João da Madeira, Vítor é um grande entusiasta dos comboios, sendo inclusive membro do afamado grupo "The Brave Ones". Como o Vouguinha passa praticamente à porta de sua casa, a sua vontade em lutar por esta linha é uma inevitabilidade".


Mário Pereira, 27 anos, São João da Madeira


"A primeira vez na vida que andei de comboio, foi no ramal de Aveiro, entre Águeda e Aveiro. Ganhei uma ligação sentimental à linha, sempre a usei para voltar à minha terra natal, e acho que a requalificação, além de viável e necessária, será a maior alavanca ao desenvolvimento do nosso distrito neste século. Daí, nunca desistir desta luta!"

Contacto

Fale connosco

Quer juntar-se ao movimento? Tem documentos interessantes, tais como vídeos, fotografias, postais (etc.), que gostaria de partilhar connosco? Então contacte-nos!

Endereço:

Não definido.

Disponibilidade:

Segunda a sexta entre as 17h30 e 22h30

Telefone:

Não definido.